segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Plasma Cutting Versus Corte a Laser


Laser e sistemas de corte de plasma são dois tipos de processos de corte de metal que são amplamente utilizados em aplicações industriais de fabricação. Alguns outros processos utilizados no corte de metais incluem usinagem mecânica e térmica, soldagem, eletroquímica, oxicorte, corte por jacto abrasivo e usinagem de descarga electro. Em comparação com muitos desses processos, os sistemas de corte a laser e de plasma são considerados mais rápida e mais eficiente.

Plasma processo de corte

Plasma ou corte de arco (PAC) do processo, foi desenvolvido em 1950. O processo foi especialmente desenvolvido para o corte em aço inoxidável, alumínio e cobre que não pode ser facilmente cortada por outros processos, como o corte de chama. O processo utiliza gases como o árgon, hidrogénio, azoto, ar e oxigénio que pode conduzir electricidade e, portanto, têm a capacidade de transmitir energia a partir de uma fonte de energia eléctrica. O sistema envolve a utilização de uma fonte de energia eléctrica, um circuito de arco de partida e um plasma tocha de corte. A tocha está ligado à fonte de alimentação e através do circuito de fios e cabos. Os gases electricamente condutoras transmitir energia a partir da fonte de energia eléctrica através da tocha de corte a plasma, que é usado para cortar o material.

Processo de Corte a Laser

A tecnologia laser de corte utiliza raios laser para corte de materiais e é usado em muitas aplicações industriais, como corte, furação, gravura, soldagem ablação, e estruturação. O material em que o laser de alta potência é aplicado, geralmente queimaduras, funde ou se vaporiza. Em lasers de gás, o dióxido de carbono, juntamente com outros gases como o hélio e azoto, são usados ​​como um meio. Por outro lado, os iões de neodímio e ítrio-alumínio-granada (YAG) de cristais são usados ​​em lasers de estado sólido.

Plasma Cutting Versus Corte a Laser

Embora a escolha de entre o plasma e corte a laser, uma avaliação adequada de ambos os processos é necessário. O processo de corte a laser é conhecida pela sua precisão e exactidão. É muito eficiente na redução de metal e as superfícies metálicas com precisão precisas e provoca apenas de cracking superfície negligenciável. O processo é também mais rápida e pode cortar todos os metais excepto metais reflectores, como o alumínio e cobre, que podem reflectem uma maior porção da energia laser. Excepto metais, é também adequado para o corte de plásticos, vidros e madeira. Mas o corte a laser necessita de mais energia e, portanto, é mais caro do que o corte de plasma. Além disso, não pode cortar materiais mais espessos do que 0,5 polegadas.

Corte a plasma, por outro lado pode cortar qualquer metal até 6,0 polegada de espessura. É menos caro do que o corte por laser e pode também ser utilizados para o corte de alumínio e cobre, que não pode ser cortado pelo processo de corte a laser. Mas afecta uma grande área circundante do corte, enquanto que o corte a laser atinge uma zona muito estreita. Corte a plasma pode levar à formação de escória ou re-solidificação do metal, no bordo inferior do corte. O corte a laser não pode facilmente cortar materiais com diferentes pontos de fusão, durante o corte plasma pode ser efetivamente usado para o mesmo. No que respeita às considerações de segurança estão em causa, o corte a laser pode ser denominado mais seguros, como os trabalhadores não entram em contacto com a máquina. Portanto, óculos de segurança pode não ser necessária, no entanto, é aconselhável usar-los. Por outro lado, no corte a plasma, óculos de proteção são um must.

Assim, ambos os processos têm certas vantagens e desvantagens. A avaliação adequada e de pesquisa sobre esses processos são necessários antes de optar por um determinado processo. Além disso, alguns outros determinantes importantes são a quantidade de investimento, custo operacional e exigência individual de um determinado tipo de indústria. Portanto, antes de tomar uma decisão concreta, um profissional nesta área deve ser consultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário